Genesis 12 -50
"O PLANO DA PROMESSA DE DEUS". AS PROVISÕES NA PROMESSA: A ERA PATRIARCAL.
Segundo o próprio W. Kaiser Jr.escreu em seu livro com o titulo acima, a era patriarcal é crucial para a história,por ser marcante o fato de Deus se comunicar com homens simples,em muitos casos,em tempos e épocas diferentes.
O chamado de Abraão é um dos pontos de partida após a era pré-patriarcal. Temos uma promessa integrada a benção de Deus,um grande estágio na revelação Divina começou em (Gn.12).
Abraão,Isaque e Jacó,vieram a ser o marco do plano da promessa de Deus.Os patriarcas foram apresentados como os recipientes frequentes e imediatos de várias formas de revelação Divina,eram homens que tinham acesso imediato a palavra,Deus se dirigia a eles diretamente em palavras faladas,com a expressão bem conhecida na bíblia:"veio a palavra do Senhor a ele"...temos um grande impacto da presença de Deus a esses homens.
Ademais,o relacionamento deles com Deus e a continuada associação Divina com eles não foram cancelados após a morte,porque Ele, O DEUS VIVO E PESSOAL, repetidas vezes se identifica como "O DEUS DE ABRAÃO, O DEUS DE ISAQUE E O DEUS DE JACÓ".(EX.3:6)(cf.Mc.12:26 Lc.20:37)
Texto resumido por Gerson Viana
O resumo ficou muito simples e claro. Muito bom. Chamando atenção para a questão da revelação de Deus para pessoas simples e desconhecidas. Válido também a validação da promessa e a verificação da veracidade da ressurreição quando cita que Deus continua a firmar sua promessa a Abraão, Isaque e Jacó, como ainda vivos.
ResponderExcluirBem resumido, não deixando de destacar o centro da mensagem que foi o início das grandes promessas aos patriarcas.
ResponderExcluirO resumo mostra o tema central do capítulo, onde na leitura conseguimos entender de maneira abreviada sobre a promessa de Deus, assim como sua comunicação com os patriarcas. Porém poderia adicionar ao resumo a descrição de alguns detalhes a mais sobre o assunto.
ResponderExcluir