EXERCÍCIOS: Definições das
palavras sublinhadas
1.
A ESCOLA DE ALEXANDRIA: Localizada
no Egito, Onde se desenvolveu o método alegórico. Desde o inicio, foi bastante
influenciada pelo neoplatonismo. Alguns nomes importantes são: O judeu Filo,
Panteno, Clemente e Orígenes.
2.
A ESCOLA DE ANTIOQUIA:
Localizada na região da Síria; Percebendo o crescente abandono do sentido
literal das Escrituras por parte dos pais alexandrinos, vários líderes da
igreja em Antioquia da Síria sublinharam a interpretação histórica, literal.
Eles incentivaram o estudo das línguas bíblicas originais (hebraico e grego).
Homens importantes como: Doroteu,Luciano (240-312)que foi o fundador da Escola
em Antioquiana, Diodoro que foi o mestre dos dois pais mais famosos
antioquianos: Teodoro de Mapsuéstia e João Crisóstomo.
3.
SOLA SCRIPTURA : Conforme “II TM.3:16”. Somente por meio das Escrituras, a
revelação tanto da pessoa como da vontade de Deus, o homem pode conhecê-lo, ser
salvo e habilitado para boa obra do Senhor. Somente a Escritura é a nossa
autoridade religiosa definitiva.
4.
HERMENÊUTICA: Diz-se que a palavra
hermenêutica deve sua origem ao nome de Hermes, o deus grego que servia de
mensageiro dos deuses, transmitindo e interpretando suas comunicações aos seus
afortunados ou, com frequência desafortunados destinatários. Em seu significado
técnico, muitas vezes se define hermenêutica como a ciência e a arte da
interpretação bíblica. Considera-se a hermenêutica como ciência porque ela tem
normas, ou regras, e essas podem ser classificadas num sistema ordenado. É
considerada como arte porque a sua comunicação é flexível, e, portanto uma
aplicação mecânica e rígida das regras as vezes distorcerá o verdadeiro sentido
de uma comunicação. Exige-se do bom intérprete que ele aprenda as regras.
5.
ANALOGIA DA FÉ: A necessária
regulação do pensamento tem de ocorrer por meio da Sagrada Escritura. Ela
controla o processo de pensamento. O Pensamento deve ser subordinado à palavra
de Deus. Se surgem dificuldades, a dúvida não recai sobre a palavra de Deus,
mas sobre a própria sabedoria humana.
6. ANABATISTAS: (rebatizadores) Membros de uma ala
radical da reforma que condenava o batismo infantil, Insistindo na existência
de uma Igreja de crentes. De maneira geral, eles enfatizavam a autoridade da
Bíblia e a separação entre igreja e Estado. É dos Anabatistas que descendem os
menonitas e os vários grupos das Igrejas dos irmãos.
7. O PIETISMO: O pietismo surgiu como reação à exegese dogmática e muitas
vezes amarga no período confessional. Philipp Jakob Spener(1635-1705)é
considerado o líder do reavivamento pietista. Eles uniram um profundo desejo de
entender a palavra de Deus, apreciavam a interpretação histórico-gramatical,
porém ao passar dos anos começaram a admirar a “luz interior ou “unção do
santo”“. Resultando em interpretações contraditórias.
8. ESCOLASTICISMO: O escolasticismo incumbiu-se de “colocar o novo conhecimento
racional em concordância com os artigos da fé”. Assumiu-se que o homem precisa
da sabedoria mundana do paganismo juntamente com a palavra de Deus a fim de
produzir real progresso intelectual. A palavra de Deus foi reduzida a somente
um de dois pontos focais para determinar sabedoria e conhecimento.
9. RACIONALISMO: Posição filosófica que aceita a razão como a única
autoridade que determina as opções ou curso de ação de alguém,surgiu como
importante modo de pensar durante este período e cedo devia causar profundo
efeito à teologia e a hermenêutica.
10.
MÉTODO
HISTÓRICO CRÍTICO:
O método histórico-crítico assumiu desde o
início pressupostos dogmáticos que refletem rejeição da autoridade e
infalibilidade das Escrituras. Ele também estabeleceu um alvo que é impossível
de ser alcançado, ou seja, separar o cânon normativo do cânon formal,
estabelecendo exegeticamente a distinção entre Palavra de Deus e Escritura. A
verdade é que o cânon bíblico não pode ser dividido entre normativo e formal. O
método histórico-crítico, por sua própria natureza, abriu uma enorme brecha
entre a academia e a Igreja, não somente pela escassez de resultados e pela
evidente desarmonia entre eles, como também por impedir o acesso da Igreja ao
conhecimento das Escrituras.
Gerson lima Viana. (I.B. P)
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