terça-feira, 26 de março de 2013


EXERCÍCIOS: Definições das palavras sublinhadas

1.     A ESCOLA DE ALEXANDRIA: Localizada no Egito, Onde se desenvolveu o método alegórico. Desde o inicio, foi bastante influenciada pelo neoplatonismo. Alguns nomes importantes são: O judeu Filo, Panteno, Clemente e Orígenes.                               
 
2.     A ESCOLA DE ANTIOQUIA: Localizada na região da Síria; Percebendo o crescente abandono do sentido literal das Escrituras por parte dos pais alexandrinos, vários líderes da igreja em Antioquia da Síria sublinharam a interpretação histórica, literal. Eles incentivaram o estudo das línguas bíblicas originais (hebraico e grego). Homens importantes como: Doroteu,Luciano (240-312)que foi o fundador da Escola em Antioquiana, Diodoro que foi o mestre dos dois pais mais famosos antioquianos: Teodoro de Mapsuéstia e João Crisóstomo.

3.     SOLA SCRIPTURA :  Conforme “II TM.3:16”. Somente por meio das Escrituras, a revelação tanto da pessoa como da vontade de Deus, o homem pode conhecê-lo, ser salvo e habilitado para boa obra do Senhor. Somente a Escritura é a nossa autoridade religiosa definitiva.

4.     HERMENÊUTICA: Diz-se que a palavra hermenêutica deve sua origem ao nome de Hermes, o deus grego que servia de mensageiro dos deuses, transmitindo e interpretando suas comunicações aos seus afortunados ou, com frequência desafortunados destinatários. Em seu significado técnico, muitas vezes se define hermenêutica como a ciência e a arte da interpretação bíblica. Considera-se a hermenêutica como ciência porque ela tem normas, ou regras, e essas podem ser classificadas num sistema ordenado. É considerada como arte porque a sua comunicação é flexível, e, portanto uma aplicação mecânica e rígida das regras as vezes distorcerá o verdadeiro sentido de uma comunicação. Exige-se do bom intérprete que ele aprenda as regras.

5.     ANALOGIA DA FÉ: A necessária regulação do pensamento tem de ocorrer por meio da Sagrada Escritura. Ela controla o processo de pensamento. O Pensamento deve ser subordinado à palavra de Deus. Se surgem dificuldades, a dúvida não recai sobre a palavra de Deus, mas sobre a própria sabedoria humana.

6.     ANABATISTAS: (rebatizadores) Membros de uma ala radical da reforma que condenava o batismo infantil, Insistindo na existência de uma Igreja de crentes. De maneira geral, eles enfatizavam a autoridade da Bíblia e a separação entre igreja e Estado. É dos Anabatistas que descendem os menonitas e os vários grupos das Igrejas dos irmãos.

7.     O PIETISMO: O pietismo surgiu como reação à exegese dogmática e muitas vezes amarga no período confessional. Philipp Jakob Spener(1635-1705)é considerado o líder do reavivamento pietista. Eles uniram um profundo desejo de entender a palavra de Deus, apreciavam a interpretação histórico-gramatical, porém ao passar dos anos começaram a admirar a “luz interior ou “unção do santo”“. Resultando em interpretações contraditórias.

8.     ESCOLASTICISMO: O escolasticismo incumbiu-se de “colocar o novo conhecimento racional em concordância com os artigos da fé”. Assumiu-se que o homem precisa da sabedoria mundana do paganismo juntamente com a palavra de Deus a fim de produzir real progresso intelectual. A palavra de Deus foi reduzida a somente um de dois pontos focais para determinar sabedoria e conhecimento.



9.     RACIONALISMO: Posição filosófica que aceita a razão como a única autoridade que determina as opções ou curso de ação de alguém,surgiu como importante modo de pensar durante este período e cedo devia causar profundo efeito à teologia e a hermenêutica.
10.            MÉTODO HISTÓRICO CRÍTICO:  


 O método histórico-crítico assumiu desde o início pressupostos dogmáticos que refletem rejeição da autoridade e infalibilidade das Escrituras. Ele também estabeleceu um alvo que é impossível de ser alcançado, ou seja, separar o cânon normativo do cânon formal, estabelecendo exegeticamente a distinção entre Palavra de Deus e Escritura. A verdade é que o cânon bíblico não pode ser dividido entre normativo e formal. O método histórico-crítico, por sua própria natureza, abriu uma enorme brecha entre a academia e a Igreja, não somente pela escassez de resultados e pela evidente desarmonia entre eles, como também por impedir o acesso da Igreja ao conhecimento das Escrituras.
Gerson lima Viana. (I.B. P)

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