Capitulo 13
O
Plano da promessa e a missão da Igreja
1 e
2 Tessalonicenses , 1 e 2 Corintios, Romanos (década de 50 d.C.)
Vemos como Deus chamou Paulo, um homem que estava disposto a destruir a igreja.(Atos
8.3).Cristo o havia escolhido para edificar e estabelecer seu corpo.
A igreja em Tessalônica havia sido implantada por Paulo,
Silas e Timóteo(17.1-4), porém tiveram
de sair apressadamente de Tessalônica, de lá seguiram para Beréia, onde
Paulo deixou Silas e Timóteo indo para Atenas antes de seguir para Corinto.
Paulo logo soube de problemas existentes na jovem igreja
de Tessalônica, quando este estava em Corinto. A falta de aceitação a pregação
do Apostolo Paulo havia sido contundente
em Tessalônica. Ele respondeu as indagações dos crentes naquela cidade em 2
Tessalônicenses, enviada por intermédio de Timóteo, a quem havia sido enviado
aquela cidade para acompanhar o trabalho
implantado.(1 Ts 3.5-6)
Durante três semanas entre eles, Paulo ensinou sobre a
doutrina da segunda vinda vitoriosa da Senhor, que despertou enorme interesse
quando o apostolo esteve entre eles. I Tessalonicenses tem como objetivo
responder à seguinte indagação: de que
maneira os crentes que já morreram participarão
da parúsia , isto é, da segunda vinda de Jesus? 1Ts 4.13-5.10
O mesmo Deus que havia levantado nosso Senhor Jesus da
sepultura, conforme prometera em seu plano que remonta o Antigo Testamento, é o
Deus que levantará também da sepultura todos os que crêem. (4.15; 5.10) Não se
trata de ultopias ou alegorias, uma vez que Paulo afirma estar dizendo que seu
ensino aqui era derivado de palavras reais ditas por Jesus e registradas nos
evangelhos (Mt 24.30-31; 1 Jo 6.39), ou ,se seria algum tipo de revelação
pessoal que ele recebera do Senhor Jesus. Não obstante, a linguagem usada,
conceitos e os termos ,são muito familiares à literatura veterotestamentária e
apocalíptica dos judeus.
No plano da promessa de Deus, Daniel 7.13 diz como o
Senhor desceria das nuvens dos céus para receber o reino que o Pai lhe
entregaria (Mt 24.30; 26.64);além disso Daniel 12.1-2 assinala também que
haveria uma ressurreição no fim dos tempos em que alguns seriam levantados para
a vida eterna, e outros,para a danação eterna.Não havia nenhum paralelo ao conceito de Arrebatamento dos vivos nas nuvens conforme mencionado pela
primeira vez em 1Tessalônicenses 4.17.Essa é a primeira vez em que se faz referencia
a esse aspecto da doutrina do segundo advento no progresso da revelação.
Sinais
do fim dos Tempos
Certas coisas devem acontecer antes da Vinda do senhor,
disse Paulo em 2 Tessalonicenses. Primeiro, haverá uma “rebelião” ou uma
“apostasia” (2.3) . o “mistério da impiedade” ou o “poder secreto da impiedade”
(2Ts 2.7), que culminarão com os eventos descritos na carta, mas , na era que
foi escrita, já estavam atuantes no mundo nos quais a igreja de Tessalônica
existia.
As idéias escatológicas das Escrituras hebraicas estavam
de tal modo arraigadas no pensamento de Paulo, que ele parecia respirar o mesmo
ar da antiga promessa com sua ênfase no Messias, sua ressurreição e seu triunfo
fina com a entrega do reino a ele pelo Pai.
1 e
2 Coríntios:pondo ordem na igreja
Nas epístolas de Paulo à igreja de Corinto , era necessário
solucionar problemas e desvios dos ensinamentos de Jesus, de sua cruz e ressurreição.
Corinto, capital comercial da Grécia,ficava no
entrocamento entre norte e o sul, o leste e o oeste por onde passavam os navios
de comercio florescente.Corinto ficava à sombra de um enorme afloramento
rochoso, o Acrocorinto, com mais de quinhentos e quarenta e oito metros de
altura acima do nível do mar.O monte além de fortaleza, e passou a servir de
adoração a deusa Afrodite.A cidade estava sendo repovoada novamente com os
veteranos romanos e cidadãos livres, por volta de 44 a.C. Rapidamente Corinto
retorna seu peso para os mercadores, comerciantes e negociantes.Sua cultura e
costumes também conforme ia crescendo, multiplicava-se os beneficiários, influenciavam
em massa, o sistema romano clientelismo levava não só a fama, mas também uma
expressiva autopromoção que permeava toda a sociedade, tornando uma forma de
arte entre as pessoas da época.Corinto reivindicava ser o honroso centro da
vida helênica (Estabão,VIII.22),devido os jogos Ìstmicos serem instruídos em
torno do santuário de Possêidon, era de se esperar, que Possêidon fosse o
padroeiro local, e, Afrodite,coríntia.Eram mais de mil hierodulas (prostitutas
culturais) que ministravam cotidianamente depravações nos templos, que raramente
eram encontrados nos outros santuários gregos. Foi para esse tipo de
pessoas,vaidosas, dissolutas que Paulo levou o Evangelho de Cristo, indo contra
a cultura,embora para os coríntios a cruz fosse “insensatez”(1Co 1.18), viver
como um Corinto era sinônimo de vida dissoluta e de libertinagem.
A
Igreja e o ministério Cristão
A questão do corpo e sua unidade, dominou a primeira epístola de Paulo aos coríntios.Paulo
chama sua atenção para a responsabilidade de uns para com os outros.Não haveria
unidade enquanto eles dissessem que eram do partido de Paulo,outros do de
Apolo, ou de Cefas, e ainda outros de Cristo.Cristo estaria dividido?(1.13)
Paulo se distancia daqueles que se passam por ministros e
apóstolos às custas da desmoralização do Senhor, que é a fonte da vida e do crescimento
na igreja(3.5-9).Paulo expôs seus direitos quanto a apostolo em 1 Cor 9.1-23;
imitá-lo significava servir uns aos outros, demonstrando a unidade e
diversidade no corpo de Cristo.
Mesmo quando Paulo passa a descrever os dons do espírito nos
capítulos 12 a 14 de 1 Coríntios , o Apostolo não deixa de destacar que todos esses
dons foram dados “para beneficio comum” (12.7), e não para que um membro se
sobressaísse as custas de outro.
A segunda carta de Corintios é dividida em três partes:
capitulo 1-7,principalmente, exaltam a majestade do ministério; 8-9 lidam com a
coleta para os pobres de Jerusalém; e 10-13 é uma polemica contra alguns “superapostolos”
que desafiavam a autoridade da mensagem de Paulo.
Romanos
; Justiça de Deus no evangelho
Não se sabe quando e onde começou a igreja de Cristo em
Roma.Seja quais foram os motivos , que levara Paulo a escrever à igreja de
Roma, sua carta nos legou uma das mensagens mais fortes que temos do evangelho
na Escritura.Mesmo que não tenhamos em Romanos uma Teologia sistemática de
todos os pontos de nossa doutrina cristã, ele ressalta o papel do evangelho
como justiça de Deus que nos é imputada pela fé.
Conclusão
Mais uma vez estamos seguindo a trajetória do Plano da
promessa de Deus, em que o evangelho vem sendo pregado desde Gênesis 12.3 (Gl
3.8).
Tendo recebido tão grande salvação, os crentes devem se
entregar completamente ao ministério de Deus de modo semelhante as ofertas
queimadas em Levíticos 1 (Rm 12.1). São muitos os locais de adoração (12.3-8),
mas no cerne de todos está o amor (12.9-21)
Tiago Madeira Sousa
Quando observamos atentamente as narrativas bíblicas nas epístolas, percebemos os cuidados práticos e visíveis de Deus em todos os campos de nossas vidas. Em Corinto, o zelo e a preservação da
ResponderExcluirordem na igreja, bem como da pureza dos crentes. Em Roma o cuidado em instruir os cristão na sã doutrina clarificando os pontos cruciais da fé cristã.
Por: Glairton Santiago