terça-feira, 30 de abril de 2013


Capitulo 13

O Plano da promessa e a missão da Igreja
1 e 2 Tessalonicenses , 1 e 2 Corintios, Romanos (década de 50 d.C.)
Vemos como Deus chamou Paulo, um homem  que estava disposto a destruir a igreja.(Atos 8.3).Cristo o havia escolhido para edificar e estabelecer  seu corpo.
A igreja em Tessalônica havia sido implantada por Paulo, Silas e Timóteo(17.1-4), porém tiveram  de sair apressadamente de Tessalônica, de lá seguiram para Beréia, onde Paulo deixou Silas e Timóteo indo para Atenas antes de seguir para Corinto.
Paulo logo soube de problemas existentes na jovem igreja de Tessalônica, quando este estava em Corinto. A falta de aceitação a pregação do Apostolo Paulo havia sido  contundente em Tessalônica. Ele respondeu as indagações dos crentes naquela cidade em 2 Tessalônicenses, enviada por intermédio de Timóteo, a quem havia sido enviado aquela cidade  para acompanhar o trabalho implantado.(1 Ts 3.5-6)
Durante três semanas entre eles, Paulo ensinou sobre a doutrina da segunda vinda vitoriosa da Senhor, que despertou enorme interesse quando o apostolo esteve entre eles. I Tessalonicenses tem como objetivo responder  à seguinte indagação: de que maneira os crentes que já morreram   participarão da parúsia , isto é, da segunda vinda de Jesus? 1Ts 4.13-5.10

O mesmo Deus que havia levantado nosso Senhor Jesus da sepultura, conforme prometera em seu plano que remonta o Antigo Testamento, é o Deus que levantará também da sepultura todos os que crêem. (4.15; 5.10) Não se trata de ultopias ou alegorias, uma vez que Paulo afirma estar dizendo que seu ensino aqui era derivado de palavras reais ditas por Jesus e registradas nos evangelhos (Mt 24.30-31; 1 Jo 6.39), ou ,se seria algum tipo de revelação pessoal que ele recebera do Senhor Jesus. Não obstante, a linguagem usada, conceitos e os termos ,são muito familiares à literatura veterotestamentária e apocalíptica dos judeus.
No plano da promessa de Deus, Daniel 7.13 diz como o Senhor desceria das nuvens dos céus para receber o reino que o Pai lhe entregaria (Mt 24.30; 26.64);além disso Daniel 12.1-2 assinala também que haveria uma ressurreição no fim dos tempos em que alguns seriam levantados para a vida eterna, e outros,para a danação eterna.Não havia nenhum paralelo  ao conceito de Arrebatamento  dos vivos nas nuvens conforme mencionado pela primeira vez em 1Tessalônicenses 4.17.Essa é a primeira vez em que se faz referencia a esse aspecto da doutrina do segundo advento no progresso da revelação.
Sinais do fim dos Tempos
Certas coisas devem acontecer antes da Vinda do senhor, disse Paulo em 2 Tessalonicenses. Primeiro, haverá uma “rebelião” ou uma “apostasia” (2.3) . o “mistério da impiedade” ou o “poder secreto da impiedade” (2Ts 2.7), que culminarão com os eventos descritos na carta, mas , na era que foi escrita, já estavam atuantes no mundo nos quais a igreja de Tessalônica existia.
As idéias escatológicas das Escrituras hebraicas estavam de tal modo arraigadas no pensamento de Paulo, que ele parecia respirar o mesmo ar da antiga promessa com sua ênfase no Messias, sua ressurreição e seu triunfo fina com a entrega do reino a ele pelo Pai.

1 e 2 Coríntios:pondo ordem na igreja
Nas epístolas de Paulo à igreja de Corinto , era necessário solucionar problemas e desvios dos ensinamentos de Jesus, de sua cruz e ressurreição.
Corinto, capital comercial da Grécia,ficava no entrocamento entre norte e o sul, o leste e o oeste por onde passavam os navios de comercio florescente.Corinto ficava à sombra de um enorme afloramento rochoso, o Acrocorinto, com mais de quinhentos e quarenta e oito metros de altura acima do nível do mar.O monte além de fortaleza, e passou a servir de adoração a deusa Afrodite.A cidade estava sendo repovoada novamente com os veteranos romanos e cidadãos livres, por volta de 44 a.C. Rapidamente Corinto retorna seu peso para os mercadores, comerciantes e negociantes.Sua cultura e costumes também conforme ia crescendo, multiplicava-se os beneficiários, influenciavam em massa, o sistema romano clientelismo levava não só a fama, mas também uma expressiva autopromoção que permeava toda a sociedade, tornando uma forma de arte entre as pessoas da época.Corinto reivindicava ser o honroso centro da vida helênica (Estabão,VIII.22),devido os jogos Ìstmicos serem instruídos em torno do santuário de Possêidon, era de se esperar, que Possêidon fosse o padroeiro local, e, Afrodite,coríntia.Eram mais de mil hierodulas (prostitutas culturais) que ministravam cotidianamente depravações nos templos, que raramente eram encontrados nos outros santuários gregos. Foi para esse tipo de pessoas,vaidosas, dissolutas que Paulo levou o Evangelho de Cristo, indo contra a cultura,embora para os coríntios a cruz fosse “insensatez”(1Co 1.18), viver como um Corinto era sinônimo de vida dissoluta e de libertinagem.
A Igreja e o ministério Cristão
A questão do corpo e sua unidade, dominou  a primeira epístola de Paulo aos coríntios.Paulo chama sua atenção para a responsabilidade de uns para com os outros.Não haveria unidade enquanto eles dissessem que eram do partido de Paulo,outros do de Apolo, ou de Cefas, e ainda outros de Cristo.Cristo estaria dividido?(1.13)
Paulo se distancia daqueles que se passam por ministros e apóstolos às custas da desmoralização do Senhor, que é a fonte da vida e do crescimento na igreja(3.5-9).Paulo expôs seus direitos quanto a apostolo em 1 Cor 9.1-23; imitá-lo significava servir uns aos outros, demonstrando a unidade e diversidade no corpo de Cristo.
Mesmo quando Paulo passa a descrever os dons do espírito nos capítulos 12 a 14 de 1 Coríntios , o Apostolo não deixa de destacar que todos esses dons foram dados “para beneficio comum” (12.7), e não para que um membro se sobressaísse as custas de outro.
A segunda carta de Corintios é dividida em três partes: capitulo 1-7,principalmente, exaltam a majestade do ministério; 8-9 lidam com a coleta para os pobres de Jerusalém; e 10-13 é uma polemica contra alguns “superapostolos” que desafiavam a autoridade da mensagem de Paulo.
Romanos ; Justiça de Deus no evangelho
Não se sabe quando e onde começou a igreja de Cristo em Roma.Seja quais foram os motivos , que levara Paulo a escrever à igreja de Roma, sua carta nos legou uma das mensagens mais fortes que temos do evangelho na Escritura.Mesmo que não tenhamos em Romanos uma Teologia sistemática de todos os pontos de nossa doutrina cristã, ele ressalta o papel do evangelho como justiça de Deus que nos é imputada pela fé.

Conclusão
Mais uma vez estamos seguindo a trajetória do Plano da promessa de Deus, em que o evangelho vem sendo pregado desde Gênesis 12.3 (Gl 3.8).
Tendo recebido tão grande salvação, os crentes devem se entregar completamente ao ministério de Deus de modo semelhante as ofertas queimadas em Levíticos 1 (Rm 12.1). São muitos os locais de adoração (12.3-8), mas no cerne de todos está o amor (12.9-21)


Tiago Madeira Sousa

Um comentário:

  1. Quando observamos atentamente as narrativas bíblicas nas epístolas, percebemos os cuidados práticos e visíveis de Deus em todos os campos de nossas vidas. Em Corinto, o zelo e a preservação da
    ordem na igreja, bem como da pureza dos crentes. Em Roma o cuidado em instruir os cristão na sã doutrina clarificando os pontos cruciais da fé cristã.

    Por: Glairton Santiago

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